Secretária do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autónoma de Madeira reúne-se com a equipa de trabalho do Projeto ADAPTaRES

A Secretária do Ambiente e Recursos Naturais reuniu ontem com a equipa de trabalho constituída por entidades regionais, nomeadamente a ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A. e a AREAM – Associação Regional de Energia e Ambiente, e representantes do ITC – Instituto Tecnológico de Canárias, da Região Autónoma de Canárias, do projeto ADAPTaRES – Adaptação às alterações climáticas na Macaronésia através do uso eficiente e da reutilização da Água, no âmbito de um encontro que decorreu na ilha da Madeira, entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

O projeto ADAPTaRES estabelece uma parceria estratégica entre a Macaronésia Europeia e Cabo Verde para promover a adaptação às alterações climáticas, através da sensibilização e formação para a participação ativa da sociedade no uso eficiente da água e assim, garantir o recurso em quantidade e qualidade às populações, presentemente e no futuro, como medida de resiliência às alterações climáticas, nomeadamente em situações de seca.

A capacidade de nos adaptarmos às alterações climáticas e às suas repercussões na disponibilidade de água assenta, entre outras medidas, na utilização mais eficiente do recurso hídrico.

Nos 3 dias do encontro, realizaram-se reuniões de trabalho onde foram discutidas as problemáticas das diversas regiões e preparados planos de sensibilização e informação para divulgação à população para a adoção de boas práticas que visem a poupança do recurso hídrico, sobretudo em alturas de maior escassez.

O uso eficiente da água torna-se um imperativo, visto que o desequilíbrio entre as disponibilidades e as necessidades de água tem vindo a aumentar de ano para ano e, por conseguinte, a pressão sobre este recurso é hoje uma realidade com a qual nos confrontamos.

O projeto ADAPTaRES é um projeto financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O investimento total do projeto ronda os 2M/€.

 

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIN
  • Pinterest
Compartir
Etiquetado en