A ANAS vai implementar o projecto AdaptARES, coordenado pelo Instituto Tecnológico das Canárias e cujo objetivo principal consiste na execução de ações que visam a adaptação às alterações climáticas através do uso de água e a reutilização de águas residuais purificadas.
O Projecto tem também uma componente importante de sensibilização dos alunos e da população em geral, bem como de incentivo à formação dos técnicos do setor do tratamento das águas residuais e de intercâmbio com as Canárias para a gestão eficiente dos recursos hídricos e a reutilização de águas residuais tratadas.


Por outro lado, o projeto dispõe de uma vertente tecnológica para melhorar o nível de tratamento das ETAR’s e fomentar o controlo adequado da qualidade de água produzida de forma continua e sustentável. Inclui a componente prática da reutilização das águas residuais tratadas com sistemas e práticas de rega mais eficientes e seguras. O objetivo e criar novas parcelas demonstrativas de rega com águas residuais tratadas associadas a cada ETAR que vão a servir como centro de experimentação e difusão de boas práticas.
Para além da ANAS, participam na execução do AdaptARES entidades do setor da água e saneamento, nomeadamente, o Ministério da Agricultura e Ambiente, Águas de Santiago, INIDA , Direcção-Geral de Agricultura, UNICV, Direção Nacional Ambiente, a Direção Nacional de Educação, a Rádio Educativa e Águas de Ponta Preta.
O Adaptares é um Projeto de cooperação transnacional do Programa Interreg MAC 2014-2020, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), coordenado pelo Instituto Tecnológico das Canarias (ITC) e que integra a parceiros das Canárias, Madeira e Cabo Verde.

Fuente: Noticias ANAS

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIN
  • Pinterest
Compartir
Etiquetado en