Apressentação e entrega kits pedagógicos. Praia, 27/09/2017
Transferência de material didático para fomento do uso eficiente da água e a prevenção de doenças de origem hídrico na população de Cabo Verde

Projeto ISLHáGUA, foi um projeto de Cooperação entre Canárias e Cabo Verde, apoiado pela União Europeia, com o objetivo principal de reforçar as capacidades de gestão sustentável dos recursos hídricos das ilhas. Baseado nos materiais didáticos desenvolvidos inicialmente em ISLHáGUA, e no âmbito do programa de Apoio às Políticas Inclusivas na África Subsaariana (APIA) da Cooperação Espanhola, foi financiada a reprodução, adaptação e transferência de material didático para a Comunidade Educativa de Cabo Verde.

O Instituto Tecnológico de Canárias (ITC) coordenou esta intervenção e tem como beneficiários o Ministério da Educação (ME), através da Direção Nacional de Educação (DNE), e a Agência Nacional de Água e Saneamento(ANAS).

No âmbito deste projeto, ITC em parceria com a ANAS, elaboraram um conjunto de materiais que compõe kit educativos sobre a água (fichas didáticas e DVD com vídeos de desenhos animados – “Escola da Água”; banda desenhada “Aguinha”, jogos didáticos), destinados aos professores e alunos do 5º aos 8º anos de escolaridade, tendo a DNE assegurado a análise e supervisão pedagógica durante produção, em colaboração com outras instituições nacionais e internacionais.

O dia 27 de setembro, em Praia, foi a apresentação e a entrega oficial dos materiais pedagógicos ao Ministério da Educação.

Sessão de formação em Orgãos (Ilha de Santiago). 4/10/2017

Na sequência, até dia 4 de outubro, ITC em articulação com a DNE e ANAS, realizou ações de capacitação dirigida aos coordenadores e professores das disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências da Terra e da Vida (5º ao 8º ano) e redes locais de educação e comunicação formada por ANAS, nas ilhas de Santiago, S. Vicente, Santo Antão e Sal, com o objetivo de capacitar os agentes educativos com metodologias adequadas para a utilização do Kit educativo, na sala de aula.

Nestas apressetações e sessões de formação foi apressentado o projeto ADAPTaRES e a ideia de dar continuidade ao desenvolvimento do material pedagógico com o foco nas Mudanças Climáticas e as Estrategias de Adaptação.

Galería de imagens das intervenções formativas nas diferentes ilhas: https://adaptares.com/es/blog/gallery/transferencia-material-didactico-a-sistema-educativo-caboverdiano-para-fomento-de-uso-eficiente-del-agua-y-la-prevencion-de-enfermedades-de-origen-hidrico-intervencion-apia/

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIN
  • Pinterest
Compartir
Etiquetado en